sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sagrado dia de aparecimento de Jahnavi-Devi


Deidade de Jahnavi Devi

Jay Jahnavi- Devi!!!

Sem a misericórdia da energia de Nityananda Prabhu, Jahnavi Devi, ninguém é capaz de atravessar o oceano da vida material, nem se pode obter o serviço a Nityananda Prabhu, e entrar no serviço amoroso a seu adorável Gaurahari e Radha- Krisna. Bhaktivinoda Thakura escreveu em seu Kalyana-kalpa-taru:

"O Jahnavi Devi! Seja misericordiosa com este Seu servo hoje! Livra-me de minha dor e dê-me um lugar no barco dos Teus pés de lótus, para que eu possa ter a certeza de atravessar esse oceano de nascimentos e mortes. Você é a energia de Nityananda, você é a devoção a Krisna e meu guru. Por favor, dê a este servo a árvore dos desejos de teus pés de lótus! Quão numerosas são as almas caídas que você salvou, então este mendigo caído procura um lugar a teus pés."

As esposas de Balarama, Varuni e Revati, tornaram-se Vasudha e Jahnavi, as duas esposas de Nityananda Prabhu, na Caitanya-lila. Ambas eram filhas de Surya Das, que era tão resplandecente como o sol. Ele foi Kakudman, o pai da Revati, em seu nascimento anterior. De acordo com outra opinião, Jahnava era a encarnação de Ananga Manjari. Ambas as opiniões são possíveis, pois nós temos mostrado que mais de uma identidade pode estar reunida nos associados de Caitanya Mahaprabhu.
Um certo Kayastha chamado Krishna Das, o filho de Harihoria de Bariagachi , de uma aldeia perto Shaligrama , assumiu a responsabilidade por buscar uma esposa para Nityananda Prabhu. Um certo brâmane idoso de Shaligrama viu que Surya Das estava preocupado em encontrar um marido adequado para as suas duas filhas e fez a seguinte sugestão: " Na aldeia de Ekachakra em Radhadesha existe um casal chamado Hariai Pandit e Padmavati Devi. Eles foram Vasudeva e Rohini em suas vidas anteriores na Krisna -lila . Balarama se manifestou como seu filho, Nityananda . Nitai viajou por todos os locais de peregrinação e executou muitas austeridades, vindo a tornar-se um grande erudito antes de vir para Navadvipa e o mais querido associado de Caitanya Mahaprabhu. Ele é o marido eterno de suas duas filhas. "

Em um sonho, Surya Das , também teve uma visão de Nityananda como Balarama, junto à Vasudha e Jahnava, permanecendo do lado esquerdo e direito respectivamente, em suas formas como Revati e Varuni . Quando Surya Das levou o conselho do brâmane a sério e ofereceu as duas meninas aos pés de lótus de Nityananda , Nityananda Prabhu em grande júbilo lhe concedeu a mesma visão de forma direta. Surya Das desmaiou em êxtase.

" Ele viu Vasudha e Jahnava como Varuni e Revati , cujas formas eram mais refulgente do que montanhas de ouro e kunkum . De pé à esquerda e à direita de Balarama, Elas foram decoradas com jóias magníficas e enfeitadas com belas roupas finas e coloridas. Nityananda revelou esta magnificência ao seu devoto , a fim de dar-lhe alegria, e Surya Das esqueceu -se de si mesmo completamente em seu profundo êxtase." ( Bhakti- ratnakara 12,3908-10 )
Nitai com Vasudha e Jahnavi

As viagens de Jahnava Devi são descritas no décimo primeiro Taranga de Bhakti- Ratnakara . Na estrada de Kheturi para Braj, Jahnavi parou em uma aldeia próspera , onde ela liberou alguns ateus descrentes e criminosos, e concedeu Krisna -prema sobre eles. Quando ela chegou em Vrindavana , ela viu o samadhi de Gauri Das Pandit que a fez verter lágrimas. Quando estava em Vrindavan , os líderes da comunidade Vaisnava como Jiva Goswami, Gopal Bhatta Goswami, Lokanatha Goswami, Bhugarbha Goswami, Madhu Pandit , etc , todos vieram oferecer-lhe suas saudações respeitosas . Trazendo esses líderes consigo, Ela visitou os principais templos de Vrindavan - Madana Mohana , Govinda e Gopinath - antes de ir para o Radha- Kunda . Lá, Ela conheceu Raghunatha Das Goswami, que estava envolvido no cantar constante dos Santos Nomes, e cujo corpo foi emagrecido por suas austeridades.
Jahnava permaneceu no Radha Kunda , durante três dias envolvida em bhajana . Ela ouviu o som da flauta de Krisna enquanto estava sentada às margens do rio, e teve uma visão de Sri Krisna que sobrecarregou-a com ondas de amor divino. O Ghat onde Jahnava banhou-se e teve essa visão é hoje conhecido como Sri Jahnava Ghat. Ela então, fez o parikrama de Vraja- mandala na companhia dos Vaisnavas. Durante este parikrama, ela ouviu o discurso de Jiva Gosvami sobre Brhad - Bhagavatamrita.
Após sua visita à Vraja , Jahnava voltou a Gauda - desha onde visitou várias aldeias . Ela passou três ou quatro dias em Kheturi ( casa de Narottama Das) , algum tempo em Budhuri ( a casa de Ramachandra Kaviraj no distrito de Murshidabad ), no local de nascimento de Nityananda em Ekachakra ( Birbhum ) , Katwa (onde Mahaprabhu tomou sannyasa e onde conheceu Yadunandana Acharya ) , Jajigrama ( aldeia natal de Srinivas Acharya ) , Shrikhanda ( a casa de Raghunandan Thakur , filho de Narahari Sarkara Thakur ) , Navadvipa , Ambika , Saptagram ( onde visitou a casa de Uddharan Datta ), antes de finalmente retornar ao Khardaha . Lá, ela contou a história de toda a sua viagem à Vasudha e Virabhadra Goswami.
Pela misericórdia de Jahnava Devi, o querido associado de Nityananda, Parameshvari Das Thakur teve a grande sorte de ver Gopinata unindo à Radharani em Vrindavan . Quando ele voltou para Khardaha e contou o que tinha visto a Jahnava e Vasudha , Jahnava foi esmagada com vários tipos de êxtases amorosos. Ela o instruiu a ir imediatamente para a aldeia de Satpur e instalar Deidades de Radha e Gopinath lá.

Jahnava Devi arranjou o casamento de Virabhadra com as duas filhas de Yadunandana Acharya , Shrimati e Narayani , ambas as quais se tornaram discípulas de Jahnava .
A Shakti de Nityananda , Srimati Jahnava Devi desapareceu no tithi shukla Navami de Vaishakh. 
Jay!

Retirado do livro "Sri Chaitanya: Sua vida e associados." por Srila Bhaktiballabh Tirtha Maharaj.

Traduzido, adaptado e postado no facebook por Indumati Devi Dasi.

Lugar de práticas de Jahnavi Devi as margens do Radha Kunda.