(Este é um resumo de um discurso da importância do mês de Purushottama, por Sua Divina Graça Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj, Presidente-Acharya da Sree Chaitanya Gaudiya Math e fundador da GOKUL.)
De acordo com nosso almanaque, a cada três anos, um mês é adicionado. Isto é feito para harmonizar o mês lunar (Chandra-maas) com o mês solar (Soar-Maas). O mês inserido é conhecido como 'Purusottama', e é tecnicamente chamado um 'mês intercalar'. Este ano o mês Purushottama será seguido de 15 de abril a 14 de maio. Purushottam é o mês mais agradável para bhakti-sadhan. Mesmo as aparadhas podem ser perdoadas se nós fizermos práticas devocionais neste mês. O Adhishthata deste que é o mais sagrado de todos os meses é o próprio Bhagwan Sri Purushottam (Sri Krishna). Portanto, de todos os meses, este mês é o mais favorito do Supremo Senhor Sri Krishna. O sadhana realizado nesse mês terá muitos resultados.
No fundo tudo tem uma consciência, como pelas nossas escrituras, o exemplo é dado do sol que é regido pelo Deus do Sol, a lua que é regida pelo Deus da Lua e Srimati Ganga Devi, que é a deidade regendo o rio Ganges – portanto, de forma similar, esse mês de Purushottam tem uma deidade regente.
Estando deprimido devido a sua existência sem sentido, a deidade personificada desse mês se aproximou do Senhor Narayana. Este incidente é descrito nas escrituras. Ela foi a Narayana, perguntando, 'Que ofensa eu cometi? Ninguém está realizando quaisquer atividades piedosas durante meu período. Porque?' O Senhor Narayana a direcionou ao Senhor Krsna: 'Venha comigo, eu levarei você ao Senhor Krsna.' Ao ser abordado por ela, o Senhor Krsna respondeu: 'Eu sou Purusottama e eu não posso ser compreendido pelos seres finitos deste mundo. Eles não podem me compreender pela sua compreensão mental e os órgãos dos sentidos, pois eu estou além desses meios.
Krsna explicou: “Você é idêntico a Mim. Você é o mês mais santo. Se alguém segue vrata (voto de austeridade) durante este período, ele pode ter tudo. Se ele segue pelas injunções escriturais, então é ainda mais auspicioso que Kartik-vrata, o mês mais sagrado. Portanto você será conhecido pelo nome ”Purusottama" .'
O Senhor do Universo - Sri Jagannath Dev também é conhecido como Purushottam. Puri é conhecido como Purushottam Dhama. Sree Chaitanya Mahaprabhu costumava cantar Sri Jagannath-ashtakam, oito versos das glórias de Jagannatha em Puri. Portanto, nós podemos recitar esse mesmo Sri Jagannath-ashtakam nesse Purushottam Maas.
Nós devemos ler as glórias de Purushottama- Vrata, dos escritos de Sri Bhakr ti Vinode Thakur, pela manhã; diariamente recitar 'Sri Jagannathastakam' e 'Chauragraganya Purusashtakamas' a tarde e executar Japam silenciosa do sloka intruido por Kaundinya Muni:
Goverdhana-Dharam Vande Gopalam Goparupinam,
Gokulotsavameeshaan am Govindam Gopikapriyam.
Então na noite - Deep-dan (oferecer uma lamparina de ghee puro) diante do Vishnu-Mandir (um templo do Senhor Vishnu, Krishna ou Rama ou qualquer do Dasavtara). Por último, a noite ler 'Brahmastava' 40 slokas, do Srimad Bhagwattam, Capítulo 14, Canto 10.
vande navaghana-syam dvibhujam murlidharampitambardharam devam saradham purusottamam
"Eu ofereço minhas reverencias a Navaganasyam (Krsna, que possui a cor de nuvem fresca de chuva), que está segurando a flauta com Suas duas mãos. Eu adoro Purusottama que é tão belo em Sua veste amarela (pitambhara).”
Os devotos se concentram em adorar o Senhor Supremo por ouvir, cantar e se lembrar do nome, forma, passatempos, e qualidade de Sri Krsna dia e noite somente para o beneficio espiritual. Raciocinando corretamente que qualquer tendência para beneficio material certamente irá desviar suas mentes, eles seguem esse vrata ouvindo sobre Krsna, cantando o Maha Mantra e tomando prasadam. Srila Bhaktivinoda Thakura recomenda seguir esse caminho.
Enviado por Rasaviharidas,
Secretário, GOKUL (India).
Tradução: Ramananda Das
Nenhum comentário:
Postar um comentário