quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sri Ramananda Raya



Ramananda Raya disse: "Sem adotar o humor das gopis e seguir os seus passos, não se pode entrar nos passatempos confidenciais de Radha-Krisna. Não há outra maneira de conseguir o serviço de Radha e Krisna dentro dos deleitantes bosques de Vrindavana.

As gopis não tem quaisquer desejos para seu próprio desfrute sensorial. Suas mentes e corpos existem apenas para a felicidade de Krisna. Se alguém está ávido para saborear o néctar de Gopi- bhava (humor de amante espontâneo das gopis), tal pessoa irá desistir do mundo e os rituais de dharma védico para então realizar Krisna- bhajana. Aquele que adora Sri Krishna no caminho de raganuga -bhakti (amor espontâneo) irá obter Vrajendra-Nandana em Vrindavana. No entanto, não se pode obter a associação extática de Krisna- Candra em Vrindavana apenas por seguir vidhi-marga (caminho do serviço a Krisna através dos princípios regulativos). Dessa forma , deve-se aceitar Gopi-Bhava e lembrar-se sempre de Radha- Krisna durante todo o dia e noite. " 
(Caitanya- Caritamrta/ Madhya lila, 8,201-233 ) .

Depois de terminar seu discurso, Ramananda Raya viu algo nunca visto antes: Sri Caitanya Mahaprabhu revelou-se como ambos, Srimati Radharani e Sri Krisna . Vendo isso, Ramananda caiu inconsciente em êxtase transcendental.

Em Jagannatha Puri, Srila Svarupa Damodara Goswami , um outro elevado rasika Vaishnava, juntou-se a Ramananda Raya para servir intimamente Sri Gauranga Mahaprabhu. Juntos, Eles ajudaram Mahaprabhu a saborear os êxtases amorosos de madhurya rasa. Em Sua Gambhira- lila, Sri Caitanya ficava acordado por toda noite, arrebatado no humor de separação que Srimati Radharani sentia por Syamasundara . 

Cantando suas próprias canções e os poemas de Vidyapati e Chandidasa, Ramananda Raya deleitava o Senhor Gauranga com suas melodias encantadoras. Krisna Dasa Kaviraja nos conta que, quando Sri Caitanya Mahaprabhu sentia intensas dores de separação por Sri Krisna, apenas a suave fala de Ramananda sobre Krisna e as doces canções de Svarupa Damodara o mantinham vivo .

Ramananda Raya foi a primeira pessoa a revelar as profundas variedades de rasa que o Senhor Caitanya saboreava em seu íntimo. Ele viu Sri Caitanya Mahaprabhu na forma combinada de Rasaraja- Mahabhava (o mais elevado nas doçuras dos sentimentos transcedentais). Rasaraja Sri Krisna e Mahabhava Svarupini Sri Radha agora apareceram juntos, em uma belíssima forma encantadora.

O Senhor Caitanya disse uma vez: "Embora eu esteja na ordem de vida renunciada, a minha mente ainda é, por vezes, perturbada, mesmo ao ver a forma de uma mulher esculpida em uma madeira. Mas Ramananda Raya é maior do que Eu. Ele sempre permanece imperturbável, mesmo quando ele toca uma jovem mulher." Claro que, mesmo em sonhos , ninguém deve tentar imitar o comportamento extraordinário de Sri Ramananda Raya. Ele ensinava às moças, as devi dasis, a encenação de Seus dramas, dançando no Templo para o prazer do Senhor Jagannatha. Ele também banhava, massageava, e vestia os corpos das belas meninas. Em toda a criação, somente Ramananda Raya possui esta qualidade de pleno auto-controle e absoluto desapego.

Ao encontrar Bhavananda Raya, o pai de Ramananda, o Senhor Gauranga disse: "Na verdade você é Pandu e seus cinco filhos - Ramananda, Gopinatha, Vaninatha, Kalanidhi e Sudhanidhi - Eles são os cinco Pandavas. "

Sri Caitanya: Sua Vida e Associados, Bhakti Ballabha Tirtha Maharaja
Tradução Indumati Devi Dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário