terça-feira, 1 de julho de 2014

Centenário do Divino Desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura

Centenário do Divino Desaparecimento de Sacidananda Srila Bhaktivinoda Thakura



A Necessidade do Aparecimento de Bhaktivinoda Thakura

Após o desaparecimento de Sri Krisna Caitanya Mahaprabhu, Svarupa Damodara, Ramananda Raya e os seis Goswamis, Srinivas Acharya, Narottama Das e Shyamananda Prabhu, uma era negra desceu sobre o mundo do Gaudiya Vaisnavismo. Aqueles incapazes de compreender a pureza transcendental da religião do amor de Mahaprabhu, deram início a numerosas seitas heréticas ou apasampradayas. Totarama Das Babaji denominou treze de tais seitas heréticas:

aul, baul, kartabhaja, neria, daravesha, sain,
sahajiya, sakhibheki, smarta, jata-gosaïi
atibarii, curiadhari, gauranga-nagari,
tota Kahe ei teror sanga nahi kari


A classe esclarecida da alta sociedade Bengali ficou chocada e enojada com as práticas dessas seitas heréticas, vindo a relacionar a religião de Mahaprabhu com as classes mais baixas, os ignorantes e imorais. Tais pessoas não possuiam conhecimento ou fé na verdadeira religião de Mahaprabhu. A encarnação mais magnânima Sri Caitanya Mahaprabhu teve pena dessas pessoas confusas e, a fim de traze-las de volta ao caminho do amor divino enviou seu associado eterno Srila Bhaktivinoda Thakura a este mundo. Dotado de atributos sobre-humanos, o Thakura escreveu mais de cem livros em várias línguas diferentes, com o objetivo de derrotar todos as concepções ortodoxas que se opõem às verdadeiras doutrinas religiosas de Mahaprabhu. O resultado foi que, muitos membros da sociedade perspicaz e outros de todo o mundo vieram a reconhecer o valor inigualável dos ensinamentos de Mahaprabhu. O fundador da Caitanya Matha e Gaudiya Mathas mundiais, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakur, baseou sua missão nos livros e ensinamentos dados por Srila Bhaktivinoda Thakura (seu pai) e colocou em ação o cumprimento da mensagem de Mahaprabhu, encontrada no Chaitanya Bhagavat:

paryanta prithivite dor jata desha-grama
sarvatra saïcara haibeka mora nama


O meu santo nome reinará em todas as aldeias e países do mundo.
(Chaitanya Bhagavata 3.4.126)

Dessa forma, Srila Bhaktivinoda Thakura deu uma contribuição inigualável para o bem-estar último, espiritual da humanidade. Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakura escreveu em seu prefácio ao Jaiva-dharma: "Srila Bhaktivinoda Thakura é um associado extremamente querido de Sri Chaitanya Candra. Com o passar do tempo, quando aqueles que pregavam os desejos de Caitanya Deva já haviam deixado este mundo para entrar nos passatempos eternos do Senhor, o céu da Bengala foi lentamente escurecendo, coberto por nuvens grossas do prazer sensual e da falsa renúncia. O céu estava coberto e o mundo estava desprovido dos raios de luz vindos do sankirtana propagado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Um a um, o sol, a lua e as estrelas ilimitadas do céu desapareceram de vista, deixando apenas um flash eventual de raios a sacudir a escuridão infindável da ignorância. Quase 350 anos após o aparecimento de Caitanya Mahaprabhu, Srila Bhaktivinoda Thakura veio iluminar o céu Gaudiya.

Todas as grandes virtudes estão presentes no corpo de um Vaisnava. As boas qualidades de Krisna gradualmente se desenvolvem em seus devotos. Todas estas qualidades transcendentais são características de Vaisnavas puros, não podendo ser totalmente explicadas, mas buscarei apontar as mais importantes: Os devotos são sempre misericordiosos; eles não são perigosos; Eles são verdadeiros, igual para com todos, sem falhas, generosos, suaves e limpos. Eles não têm posses materiais, e trabalham para o bem-estar de todos. Eles são pacíficos, rendidos a Krishna e sem desejos. Eles são mansos, resolutos, e controlam completamente as seis falhas de caráter como luxúria, ira, ganância e assim por diante. Eles só se alimentam com o necessário, são prudentes, respeitosos e livres de falso prestígio. Eles são graves, compreensivos, amigáveis, poéticos, peritos e silenciosos.
(Caitanya-Caritamrita 2.22.75-80)

"Todas essas qualidades devocionais foram perfeitamente exibidas por Srila Bhaktivinoda Thakura ao longo de sua vida de devoção pura. O oceano de compaixão, Sri Gaurahari, exibiu esta natureza misericordiosa com as almas condicionadas de nove maneiras diferentes. O mesma manifestação de misericórdia é vista na vida e obra de Srila Bhaktivinoda Thakura. "

Hinos a Srila Bhaktivinoda Thakura 

Dois dos discípulos mais proeminentes de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakura (seu filho), Srila Bhakti Raksaka Shridhara Deva Goswami e Srila Bhaktivicara Yayabara Maharaj escreveram hinos em louvor a Srila Bhaktivinoda Thakura, o primeiro em sânscrito, o último em bengali. São esses:

Vande bhaktivinodam Shri-gaurashakti-Svarupakam
bhakti-shastra-Jia-samrajam Radha-rasa-sudhanidhim 


Eu me curvo diante de Srila Bhaktivinoda Thakura, a divina energia de Mahaprabhu personificada. Ele é o imperador de eruditos Vaisnavas e possui o ambrosíaco tesouro do sagrado êxtase de Sri Radha.

Bhakativinoda prabhu, daya koro mais
tava kripa fardo pai Shri-prabhupadere
bhakati-Siddhanta Sarasvati Prabhupada
jagate dile aniya kariya prasada
sarasvati krishna-Priya, krishna-bhakti Tanra hiya
vinodera sei se vaibhava
ei gitera bhavartha, Prabhupada para-artha
ebe mora kari anubhava 


"Oh Bhaktivinoda Prabhu, tenha misericórdia de mim, pois apenas através de suas bênçãos serei capaz de obter Srila Prabhupada, Bhaktisiddhanta Saraswati. Por compaixão ao mundo você O trouxe, cujO coração está cheio de devoção a Krishna e que é tão querido por Krisna. Esta é a glória de Bhaktivinoda Thakura. O propósito desta canção é dedicação completa a Srila Prabhupada, e isto o que hoje experimentamos.

Sri-caitanya-janma-sthana sri-mayapura
tomara pracare ebe janila samsara
shikshamrita, jaiva-dharma, adi grantha shata
Sajjana-toshani-patri sarva-samadrita
ei saba grantha-patri kariya pracara
lupta-praya shuddha-bhakti karile uddhara
jivere Janale Tumi hao krishna-dasa
krishna krishna bhajo cinto Charii anya asha
krishna-dasye jiva saba parananda pay
sakala vipad ha'te mukta haye jay 


Todo o mundo sabe que a terra natal de Caitanya é em Mayapur graças a seus esforços de pregação. Suas centenas de livros como Sri Caitanya--Shikshamrita, Jaiva Dharma, etc, e sua revista, Sajjana-toshani são valorizados por todos. Você pregou esses livros e revistas, e em fazê-lo, foi capaz de restaurar a religião da devoção pura que quase perdeu-se. Você disse as almas caídas que elas são de fato servas de Krisna, e disse-lhes para adorar a Krisna, pensar em Krisna e desistir de todas as outras ambições. Através do serviço a Krishna, o ser vivo encontra a felicidade plena da vida e liberta-se de todos os perigos.

apani acari dharma shikhale sabare
grihe kimba dhame thaki bhajaha krishnere
Gadadhara-Gaurahari-seva prakashile
Shri-Radha-Madhava-rupe tandera dekhile
gosvami-ganera grantha vicara kariya
susiddhanta shikhayeche pramanadi diya
taha parii Suni loka akrishta Haila
jaga-Bhari tava nama gahite lagila
vyasera abhinna Tumi Purana prakasha
shuk_bhinna Prabhupada Shri-dayita-dasa 


Você ensinou a todos através de seu próprio exemplo, que eles deveriam adorar a Krisna, quer estivessem vivendo como chefes de família ou residentes no Dhama. Você instalou Deidades de Gadadhara-Gauranga, vendo Radha-Madhava neles. Você estudou as escrituras dos Goswamis e pregou a filosofia pura encontrada, com evidências apropriadas. Aqueles que ouviram e leram estas doutrinas foram atraídos e começaram a cantar suas glórias em todo o mundo. Você é como Vyasadeva o autor dos Puranas, e Srila Prabhupada, Dayita Das (seu filho) é como Sukadeva.

vaishnavera jata guna achaye granthete
sakala prakasha Haila tomara dehete
Shri-Gaura-mandala majhe Shri-biranagar
tava avirbhava sthana sarva-shubhankara
vandi ami nata-shire sei punya-kshetra
mastake dharana kari se Dhuli Pavitra
tomara kripaya ishodyane sthana pai
bhagavata-mathe basi tava nama gai
tomara dasanudasa yati yayabara
prarthana karaye dhama-vasa nirantara 


Todas as qualidades Vaisnavas descritas nos livros são manifestas em seu corpo. Você apareceu em Gaura-mandala-Bhumi, na aldeia de Birnagar, um lugar que é auspicioso para todos. Eu adoro aquele santo lugar com a minha cabeça prostrada, tomando a sagrada poeira em minha cabeça. Por sua misericórdia, eu encontrei um lugar no Ishodyan, o jardim divino de Mayapur, e aqui no Bhagavata Matha, eu glorifico o seu nome. O servo de seus servos, o sannyasi Yayabara, ora a você para que conceda-me a vida eterna no Santo Dhama.

Sri Caitanya Mahaprabhu: Sua Vida e Associados
Srila Bhakti Ballaba Tirtha Maharaja

Traduzido por Indumati Devi Dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário