sábado, 4 de outubro de 2014

Instruções para o Kartik Vrata


O mês auspicioso de Kartik

Kartik é o melhor, o mais puro dos purificadores, e o mais glorioso de todos os meses. O mês de Kartik é particularmente querido ao Senhor Sri Krishna. Esse mês é repleto de bhakta vatsalya. Qualquer vrata (voto), por menor que seja irá resultar em grandes resultados. O efeito de executar o Kartik Vrata, dura por uma centena de vidas, enquanto outros vratas comum duram somente uma vida!

A essência é fazer mais serviço devocional durante esse mês.

Pode-se começar a celebrar o Kartik Vrata na duração de um mês, no Ekadasi - 5 de Out. Pode-se terminar no dia 4 de Nov. e celebrar o festival de aparecimento de Sua  Divina Graça Grace Srila Bhakti Dayita Madhav Goswami Maharaj.

Os devotos da Sree Chaitanya Gaudiya Math celebram o sadhana intenso dos oito períodos de serviço devocional como mencionado no Bhajan Rahasya. Srila Gurudev recomenda que todos devem tentar participar na celebração de Kartik Vrata. Eles podem ir em qualquer filial do math perto deles. Você também pode participar do Braja Mandal Parikrama sendo conduzido no math esse ano.

Para os devotos que não moram perto do Math, Srila Gurudev recomenda as seguintes práticas para o Kartik Vrata. Todos devem tentar seguir o máximo possível de acordo com sua capacidade.
----------------------------------------------

1. Diariamente ofereça uma lamparina de ghee para Krishna e cante o Damodarastakam, meditando no seu significado. Srila Guru Maharaj traduziu o Damodarastakam em Inglês. Ele incluiu no Manual de Kartik.

2. Deve-se sempre se lembrar do Supremo Senhor Hari. Os devotos devem tentar cantar Harinam corretamente. Srila Gurudev diz que qualidade é melhor que quantidade.

3. Ouça o Srimad Bhagavatam diariamente na companhia de Vaisnavas elevados, se possível. A preferencia deve ser dada em favor de ouvir as escrituras diretamente dos sadhus durante esse mês. É muito benéfico recitar e ler o Gajendra Moksha Lila-stava do oitavo canto do Srimad Bhagavatam, que ensina rendição/dependência completa no Senhor Supremo.

4. Coma somente a prasada que é permitida. Há algumas outras restrições alimentares a serem seguidas no mês de Kartik.

5. Recite diariamente o Siksastaka de Sriman Chaitanya Mahaprabhu e medite no seu significado. Leia o comentário do Siksastaka por Bhaktivinode Thakur como recomendado por Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada. Na tradução do Bhajan Rahasya, Srila Gurudev incluiu o comentário do Siksastaka. (No Manual de Kartik)

6. Leia diariamente o Upadeshamrta de Srila Rupa Goswami como recomendado por Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada.

7. Diariamente ofereça a lamparina para Tulsi devi e ore para residencia eternal em Vrndavana e serviço eterno aos pés de lótus de Radha e Krsna. Faça quatro parikrama (circum-ambulação) de Tulasi.

8. Faça boas oferendas para Krishna. Os devotos devem celebrar o festival de Annakuta, Giriraj Govardhan Puja. Srila Gurudev escreveu sobre Giriraj Govardhan no Manual de Kartik.

9. Associe-se mais com os devotos.

10. 3 de Nov de 2014 é o 110th festival anual de aparecimento de Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami Maharaj, o fundador-acharya da Sree Chaitanya Gaudiya Math. Todos os devotos devem celebrar isso.

----------------------------------------------------------

Dia especiais (Data; 5 de Outubro de 2014 a 4 de Novembro de 2014)

Domingo 5 Out, Pashankusha Ekadashi - inicio do Kartik Vrata 
Quinta 16 Out, dia do aparecimento do Radhakunda 
Segunda 19 Out, Rama Ekadasi. Jejum
Sexta 24 Out, Sri Govardhan Puja e festival de Annakuta
Sexta 31 Out, Sri Gopastami.
Segunda 3 Nov, Utthan Ekadasi, 110 anos do aparecimento de Sua Divina Graça Srila Bhakti Dayita Madhav Goswami Maharaj 
Terça 4 Nov Festival e encerramento do Vrata.

- Sree Chaitanya Gaudiya Math

Nenhum comentário:

Postar um comentário