terça-feira, 16 de maio de 2017

Desaparecimento de Sri Paramesvari Thakura

Extraído de “Sri Chaitanya: His Life & Associates” por Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj
[Em 2017, o divino desaparecimento desaparecimento de Sri Paramesvari Thakura é comemorado em 10 de maio.]
Sri Paramesvari Thakura

namnarjunah sakha prag yo dasa sa parameshvarah
"Anteriormente, Parameshvara Das Thakura foi Arjuna, um dos doze vaqueirinhos amigos de Krishna."
(Gaura-Ganoddesha-Dipika 132)

Srila Paramesvari Thakura apareceu em uma família Vaidya. Ele fez de Antpur a sua casa, um vilarejo anteriormente conhecido pelo nome de Bishakhali. A estação Antpur está localizada no ramal de Champadanga da linha ferroviária Howrah-Amta. O Sripat de Paramesvari Thakura não está distante da estação de trem, e localiza-se próximo ao antigo templo de Radha Govinda estabelecido por Tej Bahadur, diwan ou ministro-chefe do rei Burdwan.
Após o Senhor receber sannyasa em Katwa, Ele partiu para Vrindavana em um estado de intoxicação divina antes de ser redirecionado por Nityananda Prabhu para a casa de Advaita Achaya em Shantipur. Sachi Mata e outros devotos de Navadwipa foram todos ver o Senhor. A pedido de sua mãe, Mahaprabhu concordou em permanecer em Puri e tomou o caminho de Chatrabhoga até Nilachala na companhia de Nityananda, Mukunda, Jagadananda e Damodara.
Na primeira vez que o Senhor desejou ir para Vrindavana a partir de Nilachala, Ele o fez pela Bengala e, ainda que eventualmente não tenha tido êxito, passou por Panihati, Kumarahatta, Kuliya, Ramakeli, Kanair Natshala, Shantipur etc., antes de retornar para Puri. Nrisinghananda Brahmachari ao ouvir que Mahaprabhu estava indo para Vrindavana, meditou no caminho do Senhor, imaginando uma estrada de joias que ia até Kanair Natshala. Então, ele percebeu que o Senhor chegaria no máximo até lá, e não seria dessa vez que chegaria até Vrindavana. Milhares de pessoas estavam acompanhando o Senhor. Ao chegar em Kanair Natshala, Ele se lembrou do conselho de Sanatana Goswami,
“Sair em peregrinação com um grande grupo de devotos não é o recomendado. Você está indo para Vrindavana com uma comitiva de centenas e milhares de pessoas, e essa não é a forma adequada de estar em peregrinação.”
(Chaitanya Charitamrita 2.1.222-4)

Em seu caminho de volta para Nilachala, Mahaprabhu parou na casa de Advaita em Shantipur. Dessa vez, Ele estava acompanhado por Baladhadra Bhattacharya e Damodara Pandita. Assim que o Senhor retornou de Gaya, Ele foi até Kanair Natshala onde teve uma visão de Muralidhara Sri Krishna, que o abraçou antes de desaparecer (Chaitanya Bhagavat 2.2.179-85). Após ele voltar para Nilachala, Mahaprabhu disse a Nityananda Prabhu para ir com Seus associados para a Bengala liberar os sem casta, os tolos e os caídos. Entre eles estavam Sri Rama Das, Gadadhara das, Raghunatha Vaidya, Krishna Das Pandita, Paramesvari Das e Purandara Pandita. Enquanto viajava com Nityananda, esses devotos demonstraram vários humores estáticos. Eles são descritos no Chaitanya Bhagavat:

"Krishna Das Pandita, Paramesvari Das e Purandara Pandita estavam entusiasmados por se unirem a Nityananda. Todos os seus associados pessoais o acompanharam nesta jornada de volta para Bengala. Antes de começar, Nityananda primeiro os saturou com Krishna prema. Eles esqueceram completamente suas identidades externas. Não há fim para a variedade de humores estáticos que se manifestou em cada um dos seus corpos."
(Chaitanya Bhagavat 3.5.232-235)
"No espírito de vaqueirinhos, Paramesvari Das e Krishna Das gritaram “Hoi! Hoi!”.
(Chaitanya Bhagavat 3.5.240)

Paramesvari Das era uma das companhias mais importantes de Nityananda Prabhu, e apareceu especificamente para enriquecer seus passatempos. Nityananda Prabhu o considerava como sua própria vida. Isso também é afirmado no Chaitanya Bhagavat:
"Paramesvari Das é a vida de Nityananda. Nityananda usou seu corpo como uma extensão do seu próprio."
(Chaitanya Bhagavat 3.5.732)

Também é declarado no Chaitanya Bhagavat  que Mahaprabhu manifestou-se na deidade de Gauranga adorada por Paramesvari Das em Antpur.
"Purandara Pandita e Paramesvari Das viram a manifestação de Gaurachandra na deidade. Assim que o viram, correram em direção a Ele e caíram, chorando em êxtase de amor."
(Chaitanya Bhagavat 5.95-6)

É dito no Bhakti-ratnakara que Paramesvari Das estava na comitiva de Jahnava Mata, a shakti de Nityananda, quando ela foi para o festival Kheturi.
"Jahnava Ishvari caminhou alegremente na companhia de Gauranga, Nakarii Krishna Das, Damodara, Paramesvari, do erudito Balarama, Mukunda, Vrindavana Das etc."
(Bhakti-ratnakara 10.376-7)
Sri Paramesvari Das Thakura também acompanhou Jahnava Mata na sua última viagem até Vraja Dhama e a viu se fundir no corpo de Radhika no templo de Gopinatha. Sob a ordem de Jahnava, ele estabeleceu a adoração das deidades de Radha-Gopinatha em Antpur.
Após retornar de Vraja, Paramesvari Das permaneceu algum tempo nos vilarejos de Khardaha e Garalagacha no distrito de Puri. Quando Narottama Das foi até Khardaha, ele lhe deu as instruções para ir até Puri. No Chaitanya Charitamrita é declarado que basta se lembrar de Paramesvari Das para se obter amor por Krishna.
"Paramesvari Das tomou abrigo exclusivo em Nityananda Prabhu. Qualquer um que se lembre dele alcança devoção a Krishna."
(Chaitanya Charitamrita 1.11.29)
Sri Paramesvari Das tinha poderes milagrosos. Em dada ocasião, o harinama-sankirtana havia
acabado de começar na casa de Kamalakara Pippalai na cidade de Akna Mahesh situada próximo a Serampore. Paramesvari estava dançando em êxtase durante o kirtana. Os ateístas locais sentiram muita inveja ao ouvir o som do kirtana e ao verem aquela dança estática. Eles decidiram poluir a área do kirtana e ensinar aos devotos uma lição, e para isso jogaram um chacal morto no meio do grupo de kirtana. Mas Paramesvari não parou de dançar nem por um só instante. Pela força do kirtana, o chacal voltou à vida e começou a uivar. Os outros devotos ficaram surpresos com essa demonstração de poder e se inundaram com êxtase transcendental. Isso é mencionado no Vaishnava-vandana:
"Eu venero muito atentamente Paramesvari Das, que fez um chacal voltar à vida durante sankirtana."
Há duas grandes árvores bakula e kadamba em frente ao templo de Antpur. Entre elas está localizado o samadhi de Paramesvari Das, que também é um altar de tulasi. É dito que essas árvores bakula cresceram a partir do ramo de uma outra que ali estava na época de Paramesvari Thakura. Todos os anos, a árvore kadamba produz uma flor que é utilizada na adoração das deidades. Também anualmente é realizado o festival de tirobhava de Paramesvari Thakura em vaishakhi purnima.
Para saber mais, acesse:

* Aparecimento de Srimati Jahnava-devi
* Nityānanda Trayodaśī

Tradução: Madhukari Radhika devi dasi
Fonte: BVML

Nenhum comentário:

Postar um comentário