quarta-feira, 17 de março de 2010

Despertando a Consciência Divina

Despertando a Consciência Divina

Todos nós buscamos por felicidade neste mundo. Porém tal felicidade nos parece uma miragem ‘quanto mais corremos atrás dela, mais ela se distancia de nós. Quando uma pessoa inteligente percebe que está correndo atrás de algo ilusório e temporário, ela começa á questionar acerca da real e eterna felicidade ‘ananda’.
A natureza de todo ser vivo é ser feliz, bem aventurada e sentir-se em êxtase na conexão com a fonte do prazer Sri Krishna. “Krishna” significa “aquele que dá prazer e também aquele que atrai tudo e todos”. Aqueles que tem esta conexão transcendental podem sentir felicidade ilimitada, a qual não é encontrada neste mundo.
Então pode surgir uma pergunta: “Se Krishna atrai á todos e nesta atração encontramos felicidade, por que ele não me atrai e não estou feliz?” Podemos aqui usar a analogia do metal e do magnézio (ima). O ima tem a natureza de atrair o metal, porém quando há uma cobertura de sujeira no metal, o ima não consegue atrai-lo. Assim também, a sujeira acumulada nos nossos corações não permite que o todo atrativo nos atraia. Esta é nossa principal doença. Por estarmos esquecidos de Sri Krishna, dormindo no colo da ilusão, acumulamos muita poeira nos nossos corações. Assim o todo atrativo não nos atrai, ao contrário estamos sendo atraídos pela energia ilusória (maya). Queremos desfrutar deste mundo separadamente de Sri Krishna e o resultado disto é o sofrimento. As vezes desfrutamos um pouquinho de algo sensual e nos sentimos felizes, mas logo á seguir, sofremos a reação de tal ato e a infelicidade nos toma por completo novamente. Doença inevitavelmente acompanha o desfrute irrestrito. Na verdade, todos os atos performados com base no ego pervertido leva ao sofrimento. Então a pergunta é: “Devemos nós permanecer neste mundo eternamente, causando á nós mesmos, tanto sofrimento?”. Na Gita, Krishna diz:


“Eu sou a causa de tudo neste mundo. Ó Arjuna, tudo que você fizer, faça como uma oferenda á mim. Assim você alcançará verdadeira paz e felicidade.”


“Aquele que me adora com amor e devoção alcança minha eterna morada e nunca mais volta á nascer neste mundo material”

Um dia, todos terão que deixar este corpo, seja a pessoa rica ou pobre, feia ou bonita, todos terão que partir.

Yada vabda satante va
Mrtyu vai praninam drhuvah

(Padma purana)

“Uma pessoa pode permanecer aqui neste mundo por mais 1 dia, 1 mês, 1 ano ou 100 anos, mas o certo é que um dia ela vai ter que morrer”.

Porém, por estarem completamente cobertos pela energia ilusória de Deus, as pessoas não entendem este mundo. Elas pensam que é cheio de prazer, e que podem conseguir felicidade aqui. Deus é a causa deste mundo.
Quando as pessoas se tornam aversas á Deus devido á sua relativa independência, sua sombra vem e encobre eles. Esta sombra faz eles pensarem que este mundo é eternamente consciente e feliz, mas de fato isto não tem uma real substância.
Tudo que você vê é como um sonho. Enquanto você está dormindo você pensa que tudo é realidade, mas quando acordam, realizam que é falso. Assim, o mundo inteiro está sonhando.

Assim como quando temos uma doença, procuramos um médico e questionamos ele sobre qual foi a causa de tal doença e qual é a forma de tratamento, também devemos nos aproximar de um médico espiritual (Guru) e perguntar á ele qual foi a causa de tamanho sofrimento e infelicidade e também qual é a forma de tratamento para esta doença. O médico divino, o guru perfeito então irá nos transmitir o conhecimento sobre quem somos, o que é este mundo, quem é Deus e qual é a nossa relação com ele. Ele também dará o remédio, o método prático através do qual alcançaremos a felicidade divina. Devemos seguir as ordens do Guru cem por cento, com uma rendição incondicional e dar todo nosso coração á ele. Devemos também analizar primeiro se tal Guru é realmente um guia fidedigno. Sobre isto, uma vez o Senhor Shiva disse á sua esposa Parvati:

“Ó Parvati, neste mundo é muito fácil de encontrar um guru que está só interessado em tirar toda a riqueza dos seus discípulos e extrair fama deles, mas é muito difícil encontrar um Guru que realmente pode livrar o discípulo deste oceano de repetidos nascimentos e mortes.”

(Shiva purana)

Então devemos primeiro analizar bem as características do Mestre espiritual á quem vamos nos render. Aceitando a guia e as instruções do guru genuíno, a pessoa interessada na real felicidade e acordar deste sonho( o mundo material), deve se render completamente ao Senhor Supremo Sri Krishna: “Sarana saranagati, hoibe janhara”.


No épico Védico conhecido como Mahabharata, encontramos uma história sobre como devemos nos render ao Guru e á Krishna. Quando Duhsasana quis despir Draupadi em uma assembléia de reis, Draupadi chorou e gritou o nome de Krishna, para ele resgata-la. Krishna salvou-a, mas não imediatamente. Devido ao fato de que Krishna salvou-a um pouco depois do chamado, Draupadi disse á Krishna:


“Muito obrigado por me salvar, mas você poderia ter me salvado um pouco antes para eu não passar tanta vergonha. Por que você demorou tanto? Qual é a razão da demora?”

Krishna respondeu: “Você chamou por meu nome, eu admito. Mas aquele chamado não foi completo. Você não se refugiou completamente em mim. Primeiro você se refugiou em Bhima e Arjuna, pensando que eles poderiam vir e matar Duhsasana. Você gritou meu nome, mas não tomou meu abrigo. Você se abrigou em Bhima e Arjuna. Não é verdade?”

Draupadi: “Sim”

Krishna: “Então, por que eu deveria vir?”

Draupadi: “Bem, você deveria ter vindo depois disso.”

Krishna: “Depois disso, você se abrigou em Drona. Se Drona tivesse parado aquilo, ninguém teria o poder de continuar. Então, por que eu deveria vim se Drona poderia vir e salvar você? Eu não estou correto?”

Draupadi: “Sim, é verdade.”

Tradução: Baladeva Das Brahmachari

Um comentário:

  1. Hare Krsna! Dandavats pranamas!
    Muito bom trabalho! Jay gurudev! Radhe Radhe!

    ResponderExcluir