terça-feira, 1 de julho de 2014

Centenário do Divino Desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura

Centenário do Divino Desaparecimento de Sacidananda Srila Bhaktivinoda Thakura



A Necessidade do Aparecimento de Bhaktivinoda Thakura

Após o desaparecimento de Sri Krisna Caitanya Mahaprabhu, Svarupa Damodara, Ramananda Raya e os seis Goswamis, Srinivas Acharya, Narottama Das e Shyamananda Prabhu, uma era negra desceu sobre o mundo do Gaudiya Vaisnavismo. Aqueles incapazes de compreender a pureza transcendental da religião do amor de Mahaprabhu, deram início a numerosas seitas heréticas ou apasampradayas. Totarama Das Babaji denominou treze de tais seitas heréticas:

aul, baul, kartabhaja, neria, daravesha, sain,
sahajiya, sakhibheki, smarta, jata-gosaïi
atibarii, curiadhari, gauranga-nagari,
tota Kahe ei teror sanga nahi kari


A classe esclarecida da alta sociedade Bengali ficou chocada e enojada com as práticas dessas seitas heréticas, vindo a relacionar a religião de Mahaprabhu com as classes mais baixas, os ignorantes e imorais. Tais pessoas não possuiam conhecimento ou fé na verdadeira religião de Mahaprabhu. A encarnação mais magnânima Sri Caitanya Mahaprabhu teve pena dessas pessoas confusas e, a fim de traze-las de volta ao caminho do amor divino enviou seu associado eterno Srila Bhaktivinoda Thakura a este mundo. Dotado de atributos sobre-humanos, o Thakura escreveu mais de cem livros em várias línguas diferentes, com o objetivo de derrotar todos as concepções ortodoxas que se opõem às verdadeiras doutrinas religiosas de Mahaprabhu. O resultado foi que, muitos membros da sociedade perspicaz e outros de todo o mundo vieram a reconhecer o valor inigualável dos ensinamentos de Mahaprabhu. O fundador da Caitanya Matha e Gaudiya Mathas mundiais, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakur, baseou sua missão nos livros e ensinamentos dados por Srila Bhaktivinoda Thakura (seu pai) e colocou em ação o cumprimento da mensagem de Mahaprabhu, encontrada no Chaitanya Bhagavat:

paryanta prithivite dor jata desha-grama
sarvatra saïcara haibeka mora nama


O meu santo nome reinará em todas as aldeias e países do mundo.
(Chaitanya Bhagavata 3.4.126)

Dessa forma, Srila Bhaktivinoda Thakura deu uma contribuição inigualável para o bem-estar último, espiritual da humanidade. Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakura escreveu em seu prefácio ao Jaiva-dharma: "Srila Bhaktivinoda Thakura é um associado extremamente querido de Sri Chaitanya Candra. Com o passar do tempo, quando aqueles que pregavam os desejos de Caitanya Deva já haviam deixado este mundo para entrar nos passatempos eternos do Senhor, o céu da Bengala foi lentamente escurecendo, coberto por nuvens grossas do prazer sensual e da falsa renúncia. O céu estava coberto e o mundo estava desprovido dos raios de luz vindos do sankirtana propagado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Um a um, o sol, a lua e as estrelas ilimitadas do céu desapareceram de vista, deixando apenas um flash eventual de raios a sacudir a escuridão infindável da ignorância. Quase 350 anos após o aparecimento de Caitanya Mahaprabhu, Srila Bhaktivinoda Thakura veio iluminar o céu Gaudiya.

Todas as grandes virtudes estão presentes no corpo de um Vaisnava. As boas qualidades de Krisna gradualmente se desenvolvem em seus devotos. Todas estas qualidades transcendentais são características de Vaisnavas puros, não podendo ser totalmente explicadas, mas buscarei apontar as mais importantes: Os devotos são sempre misericordiosos; eles não são perigosos; Eles são verdadeiros, igual para com todos, sem falhas, generosos, suaves e limpos. Eles não têm posses materiais, e trabalham para o bem-estar de todos. Eles são pacíficos, rendidos a Krishna e sem desejos. Eles são mansos, resolutos, e controlam completamente as seis falhas de caráter como luxúria, ira, ganância e assim por diante. Eles só se alimentam com o necessário, são prudentes, respeitosos e livres de falso prestígio. Eles são graves, compreensivos, amigáveis, poéticos, peritos e silenciosos.
(Caitanya-Caritamrita 2.22.75-80)

"Todas essas qualidades devocionais foram perfeitamente exibidas por Srila Bhaktivinoda Thakura ao longo de sua vida de devoção pura. O oceano de compaixão, Sri Gaurahari, exibiu esta natureza misericordiosa com as almas condicionadas de nove maneiras diferentes. O mesma manifestação de misericórdia é vista na vida e obra de Srila Bhaktivinoda Thakura. "

Hinos a Srila Bhaktivinoda Thakura 

Dois dos discípulos mais proeminentes de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakura (seu filho), Srila Bhakti Raksaka Shridhara Deva Goswami e Srila Bhaktivicara Yayabara Maharaj escreveram hinos em louvor a Srila Bhaktivinoda Thakura, o primeiro em sânscrito, o último em bengali. São esses:

Vande bhaktivinodam Shri-gaurashakti-Svarupakam
bhakti-shastra-Jia-samrajam Radha-rasa-sudhanidhim 


Eu me curvo diante de Srila Bhaktivinoda Thakura, a divina energia de Mahaprabhu personificada. Ele é o imperador de eruditos Vaisnavas e possui o ambrosíaco tesouro do sagrado êxtase de Sri Radha.

Bhakativinoda prabhu, daya koro mais
tava kripa fardo pai Shri-prabhupadere
bhakati-Siddhanta Sarasvati Prabhupada
jagate dile aniya kariya prasada
sarasvati krishna-Priya, krishna-bhakti Tanra hiya
vinodera sei se vaibhava
ei gitera bhavartha, Prabhupada para-artha
ebe mora kari anubhava 


"Oh Bhaktivinoda Prabhu, tenha misericórdia de mim, pois apenas através de suas bênçãos serei capaz de obter Srila Prabhupada, Bhaktisiddhanta Saraswati. Por compaixão ao mundo você O trouxe, cujO coração está cheio de devoção a Krishna e que é tão querido por Krisna. Esta é a glória de Bhaktivinoda Thakura. O propósito desta canção é dedicação completa a Srila Prabhupada, e isto o que hoje experimentamos.

Sri-caitanya-janma-sthana sri-mayapura
tomara pracare ebe janila samsara
shikshamrita, jaiva-dharma, adi grantha shata
Sajjana-toshani-patri sarva-samadrita
ei saba grantha-patri kariya pracara
lupta-praya shuddha-bhakti karile uddhara
jivere Janale Tumi hao krishna-dasa
krishna krishna bhajo cinto Charii anya asha
krishna-dasye jiva saba parananda pay
sakala vipad ha'te mukta haye jay 


Todo o mundo sabe que a terra natal de Caitanya é em Mayapur graças a seus esforços de pregação. Suas centenas de livros como Sri Caitanya--Shikshamrita, Jaiva Dharma, etc, e sua revista, Sajjana-toshani são valorizados por todos. Você pregou esses livros e revistas, e em fazê-lo, foi capaz de restaurar a religião da devoção pura que quase perdeu-se. Você disse as almas caídas que elas são de fato servas de Krisna, e disse-lhes para adorar a Krisna, pensar em Krisna e desistir de todas as outras ambições. Através do serviço a Krishna, o ser vivo encontra a felicidade plena da vida e liberta-se de todos os perigos.

apani acari dharma shikhale sabare
grihe kimba dhame thaki bhajaha krishnere
Gadadhara-Gaurahari-seva prakashile
Shri-Radha-Madhava-rupe tandera dekhile
gosvami-ganera grantha vicara kariya
susiddhanta shikhayeche pramanadi diya
taha parii Suni loka akrishta Haila
jaga-Bhari tava nama gahite lagila
vyasera abhinna Tumi Purana prakasha
shuk_bhinna Prabhupada Shri-dayita-dasa 


Você ensinou a todos através de seu próprio exemplo, que eles deveriam adorar a Krisna, quer estivessem vivendo como chefes de família ou residentes no Dhama. Você instalou Deidades de Gadadhara-Gauranga, vendo Radha-Madhava neles. Você estudou as escrituras dos Goswamis e pregou a filosofia pura encontrada, com evidências apropriadas. Aqueles que ouviram e leram estas doutrinas foram atraídos e começaram a cantar suas glórias em todo o mundo. Você é como Vyasadeva o autor dos Puranas, e Srila Prabhupada, Dayita Das (seu filho) é como Sukadeva.

vaishnavera jata guna achaye granthete
sakala prakasha Haila tomara dehete
Shri-Gaura-mandala majhe Shri-biranagar
tava avirbhava sthana sarva-shubhankara
vandi ami nata-shire sei punya-kshetra
mastake dharana kari se Dhuli Pavitra
tomara kripaya ishodyane sthana pai
bhagavata-mathe basi tava nama gai
tomara dasanudasa yati yayabara
prarthana karaye dhama-vasa nirantara 


Todas as qualidades Vaisnavas descritas nos livros são manifestas em seu corpo. Você apareceu em Gaura-mandala-Bhumi, na aldeia de Birnagar, um lugar que é auspicioso para todos. Eu adoro aquele santo lugar com a minha cabeça prostrada, tomando a sagrada poeira em minha cabeça. Por sua misericórdia, eu encontrei um lugar no Ishodyan, o jardim divino de Mayapur, e aqui no Bhagavata Matha, eu glorifico o seu nome. O servo de seus servos, o sannyasi Yayabara, ora a você para que conceda-me a vida eterna no Santo Dhama.

Sri Caitanya Mahaprabhu: Sua Vida e Associados
Srila Bhakti Ballaba Tirtha Maharaja

Traduzido por Indumati Devi Dasi

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sri Ramananda Raya



Ramananda Raya disse: "Sem adotar o humor das gopis e seguir os seus passos, não se pode entrar nos passatempos confidenciais de Radha-Krisna. Não há outra maneira de conseguir o serviço de Radha e Krisna dentro dos deleitantes bosques de Vrindavana.

As gopis não tem quaisquer desejos para seu próprio desfrute sensorial. Suas mentes e corpos existem apenas para a felicidade de Krisna. Se alguém está ávido para saborear o néctar de Gopi- bhava (humor de amante espontâneo das gopis), tal pessoa irá desistir do mundo e os rituais de dharma védico para então realizar Krisna- bhajana. Aquele que adora Sri Krishna no caminho de raganuga -bhakti (amor espontâneo) irá obter Vrajendra-Nandana em Vrindavana. No entanto, não se pode obter a associação extática de Krisna- Candra em Vrindavana apenas por seguir vidhi-marga (caminho do serviço a Krisna através dos princípios regulativos). Dessa forma , deve-se aceitar Gopi-Bhava e lembrar-se sempre de Radha- Krisna durante todo o dia e noite. " 
(Caitanya- Caritamrta/ Madhya lila, 8,201-233 ) .

Depois de terminar seu discurso, Ramananda Raya viu algo nunca visto antes: Sri Caitanya Mahaprabhu revelou-se como ambos, Srimati Radharani e Sri Krisna . Vendo isso, Ramananda caiu inconsciente em êxtase transcendental.

Em Jagannatha Puri, Srila Svarupa Damodara Goswami , um outro elevado rasika Vaishnava, juntou-se a Ramananda Raya para servir intimamente Sri Gauranga Mahaprabhu. Juntos, Eles ajudaram Mahaprabhu a saborear os êxtases amorosos de madhurya rasa. Em Sua Gambhira- lila, Sri Caitanya ficava acordado por toda noite, arrebatado no humor de separação que Srimati Radharani sentia por Syamasundara . 

Cantando suas próprias canções e os poemas de Vidyapati e Chandidasa, Ramananda Raya deleitava o Senhor Gauranga com suas melodias encantadoras. Krisna Dasa Kaviraja nos conta que, quando Sri Caitanya Mahaprabhu sentia intensas dores de separação por Sri Krisna, apenas a suave fala de Ramananda sobre Krisna e as doces canções de Svarupa Damodara o mantinham vivo .

Ramananda Raya foi a primeira pessoa a revelar as profundas variedades de rasa que o Senhor Caitanya saboreava em seu íntimo. Ele viu Sri Caitanya Mahaprabhu na forma combinada de Rasaraja- Mahabhava (o mais elevado nas doçuras dos sentimentos transcedentais). Rasaraja Sri Krisna e Mahabhava Svarupini Sri Radha agora apareceram juntos, em uma belíssima forma encantadora.

O Senhor Caitanya disse uma vez: "Embora eu esteja na ordem de vida renunciada, a minha mente ainda é, por vezes, perturbada, mesmo ao ver a forma de uma mulher esculpida em uma madeira. Mas Ramananda Raya é maior do que Eu. Ele sempre permanece imperturbável, mesmo quando ele toca uma jovem mulher." Claro que, mesmo em sonhos , ninguém deve tentar imitar o comportamento extraordinário de Sri Ramananda Raya. Ele ensinava às moças, as devi dasis, a encenação de Seus dramas, dançando no Templo para o prazer do Senhor Jagannatha. Ele também banhava, massageava, e vestia os corpos das belas meninas. Em toda a criação, somente Ramananda Raya possui esta qualidade de pleno auto-controle e absoluto desapego.

Ao encontrar Bhavananda Raya, o pai de Ramananda, o Senhor Gauranga disse: "Na verdade você é Pandu e seus cinco filhos - Ramananda, Gopinatha, Vaninatha, Kalanidhi e Sudhanidhi - Eles são os cinco Pandavas. "

Sri Caitanya: Sua Vida e Associados, Bhakti Ballabha Tirtha Maharaja
Tradução Indumati Devi Dasi

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sagrado dia de aparecimento de Jahnavi-Devi


Deidade de Jahnavi Devi

Jay Jahnavi- Devi!!!

Sem a misericórdia da energia de Nityananda Prabhu, Jahnavi Devi, ninguém é capaz de atravessar o oceano da vida material, nem se pode obter o serviço a Nityananda Prabhu, e entrar no serviço amoroso a seu adorável Gaurahari e Radha- Krisna. Bhaktivinoda Thakura escreveu em seu Kalyana-kalpa-taru:

"O Jahnavi Devi! Seja misericordiosa com este Seu servo hoje! Livra-me de minha dor e dê-me um lugar no barco dos Teus pés de lótus, para que eu possa ter a certeza de atravessar esse oceano de nascimentos e mortes. Você é a energia de Nityananda, você é a devoção a Krisna e meu guru. Por favor, dê a este servo a árvore dos desejos de teus pés de lótus! Quão numerosas são as almas caídas que você salvou, então este mendigo caído procura um lugar a teus pés."

As esposas de Balarama, Varuni e Revati, tornaram-se Vasudha e Jahnavi, as duas esposas de Nityananda Prabhu, na Caitanya-lila. Ambas eram filhas de Surya Das, que era tão resplandecente como o sol. Ele foi Kakudman, o pai da Revati, em seu nascimento anterior. De acordo com outra opinião, Jahnava era a encarnação de Ananga Manjari. Ambas as opiniões são possíveis, pois nós temos mostrado que mais de uma identidade pode estar reunida nos associados de Caitanya Mahaprabhu.
Um certo Kayastha chamado Krishna Das, o filho de Harihoria de Bariagachi , de uma aldeia perto Shaligrama , assumiu a responsabilidade por buscar uma esposa para Nityananda Prabhu. Um certo brâmane idoso de Shaligrama viu que Surya Das estava preocupado em encontrar um marido adequado para as suas duas filhas e fez a seguinte sugestão: " Na aldeia de Ekachakra em Radhadesha existe um casal chamado Hariai Pandit e Padmavati Devi. Eles foram Vasudeva e Rohini em suas vidas anteriores na Krisna -lila . Balarama se manifestou como seu filho, Nityananda . Nitai viajou por todos os locais de peregrinação e executou muitas austeridades, vindo a tornar-se um grande erudito antes de vir para Navadvipa e o mais querido associado de Caitanya Mahaprabhu. Ele é o marido eterno de suas duas filhas. "

Em um sonho, Surya Das , também teve uma visão de Nityananda como Balarama, junto à Vasudha e Jahnava, permanecendo do lado esquerdo e direito respectivamente, em suas formas como Revati e Varuni . Quando Surya Das levou o conselho do brâmane a sério e ofereceu as duas meninas aos pés de lótus de Nityananda , Nityananda Prabhu em grande júbilo lhe concedeu a mesma visão de forma direta. Surya Das desmaiou em êxtase.

" Ele viu Vasudha e Jahnava como Varuni e Revati , cujas formas eram mais refulgente do que montanhas de ouro e kunkum . De pé à esquerda e à direita de Balarama, Elas foram decoradas com jóias magníficas e enfeitadas com belas roupas finas e coloridas. Nityananda revelou esta magnificência ao seu devoto , a fim de dar-lhe alegria, e Surya Das esqueceu -se de si mesmo completamente em seu profundo êxtase." ( Bhakti- ratnakara 12,3908-10 )
Nitai com Vasudha e Jahnavi

As viagens de Jahnava Devi são descritas no décimo primeiro Taranga de Bhakti- Ratnakara . Na estrada de Kheturi para Braj, Jahnavi parou em uma aldeia próspera , onde ela liberou alguns ateus descrentes e criminosos, e concedeu Krisna -prema sobre eles. Quando ela chegou em Vrindavana , ela viu o samadhi de Gauri Das Pandit que a fez verter lágrimas. Quando estava em Vrindavan , os líderes da comunidade Vaisnava como Jiva Goswami, Gopal Bhatta Goswami, Lokanatha Goswami, Bhugarbha Goswami, Madhu Pandit , etc , todos vieram oferecer-lhe suas saudações respeitosas . Trazendo esses líderes consigo, Ela visitou os principais templos de Vrindavan - Madana Mohana , Govinda e Gopinath - antes de ir para o Radha- Kunda . Lá, Ela conheceu Raghunatha Das Goswami, que estava envolvido no cantar constante dos Santos Nomes, e cujo corpo foi emagrecido por suas austeridades.
Jahnava permaneceu no Radha Kunda , durante três dias envolvida em bhajana . Ela ouviu o som da flauta de Krisna enquanto estava sentada às margens do rio, e teve uma visão de Sri Krisna que sobrecarregou-a com ondas de amor divino. O Ghat onde Jahnava banhou-se e teve essa visão é hoje conhecido como Sri Jahnava Ghat. Ela então, fez o parikrama de Vraja- mandala na companhia dos Vaisnavas. Durante este parikrama, ela ouviu o discurso de Jiva Gosvami sobre Brhad - Bhagavatamrita.
Após sua visita à Vraja , Jahnava voltou a Gauda - desha onde visitou várias aldeias . Ela passou três ou quatro dias em Kheturi ( casa de Narottama Das) , algum tempo em Budhuri ( a casa de Ramachandra Kaviraj no distrito de Murshidabad ), no local de nascimento de Nityananda em Ekachakra ( Birbhum ) , Katwa (onde Mahaprabhu tomou sannyasa e onde conheceu Yadunandana Acharya ) , Jajigrama ( aldeia natal de Srinivas Acharya ) , Shrikhanda ( a casa de Raghunandan Thakur , filho de Narahari Sarkara Thakur ) , Navadvipa , Ambika , Saptagram ( onde visitou a casa de Uddharan Datta ), antes de finalmente retornar ao Khardaha . Lá, ela contou a história de toda a sua viagem à Vasudha e Virabhadra Goswami.
Pela misericórdia de Jahnava Devi, o querido associado de Nityananda, Parameshvari Das Thakur teve a grande sorte de ver Gopinata unindo à Radharani em Vrindavan . Quando ele voltou para Khardaha e contou o que tinha visto a Jahnava e Vasudha , Jahnava foi esmagada com vários tipos de êxtases amorosos. Ela o instruiu a ir imediatamente para a aldeia de Satpur e instalar Deidades de Radha e Gopinath lá.

Jahnava Devi arranjou o casamento de Virabhadra com as duas filhas de Yadunandana Acharya , Shrimati e Narayani , ambas as quais se tornaram discípulas de Jahnava .
A Shakti de Nityananda , Srimati Jahnava Devi desapareceu no tithi shukla Navami de Vaishakh. 
Jay!

Retirado do livro "Sri Chaitanya: Sua vida e associados." por Srila Bhaktiballabh Tirtha Maharaj.

Traduzido, adaptado e postado no facebook por Indumati Devi Dasi.

Lugar de práticas de Jahnavi Devi as margens do Radha Kunda.

sábado, 25 de maio de 2013

Hiranyakasipu está dentro de nós

Hiranyakasipu está dentro de nós


Sree Sree Guru Gaurang Jayatah



Nós devemos sempre se lembrar de Nrsimhadeva. Nrsimhadeva mata Hiranyakasipu. Quem é Hiranyakasipu? "Hiranya" significa riqueza e "kasipu" significa cama – desejo sexual. Portanto "Hiranyakasipu" significa “esses que tem desejo por riqueza e sexo e também por nome e fama” Tais pessoas não podem obter Krsna. Portanto, Hiranyakasipu está dentro de nós. Externamente, nós podemos ver um demônio, mas esse demônio também reside dentro de nós. Esse demônio deve residir dentro de nós. Também existe dentro de nós, uma devoção eterna, sem causa e unidirecionada. Isso é chamada "Prahlada". Há Prahlada, Nrsimha Bhagavan e bhakti. Nrsimha Bhagavan irá remover todos os motivos ocultos de nossos corações. Ele irá matar Hiranyakasipu e realçar Prahlada. Portanto, nós devemos se lembrar do Senhor Nrsimhadeva.

---------- Sua Divina Graça Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj

sexta-feira, 3 de maio de 2013

domingo, 1 de abril de 2012

Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaj comemora seu 88 Vyasa Puja.



Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaj comemorou seu 88 Vyasa Puja no 1 de abril de 2012 em Mayapur. As comemorações foram realizadas junto ao festival de Rama-navami (aparecimento transcendental de Sri Ramachandra). As fotos do evento poderão ser vistas pelo facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3624521737068.2171915.1394736159&type=3

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012