quarta-feira, 26 de abril de 2017

Aparecimento de Sri Gadadhara Pandita Goswami


Extraído de “Sri Chaitanya: His Life & Associates” por Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj


shri-radha-prema-rupa ya pura vrindavandeshvari
sa shri-gadadharo gaura-vallabhah panditakhyakah
nirnitah shri-Svarupair yo vraja-lakshmitaya yatha
pura vrindavane lakshmih shyamasundara-vallabha
sadya gaura-prema-lakshmih shri-gadadhara-panditah
radham anugata yat tal lalitapy anuradhika
atah pravishad esha tam gaura-candrodaye yatha

A encarnação do amor, anteriormente a rainha de Vrindavana, Radha, agora é o amado de Gaura chamado Srila Gadadhara Pandita. O próprio Svarupa Damodara declarou que ele era a deusa da fortuna de Vraja, a Lakshimi que anteriormente foi a amada de Shyamasundara em Vrindavana. Hoje, Ela se tornou a deusa da fortuna do amor para Gaura e é conhecida como Srila Gadadhara Pandita. Lalita, também conhecida como Anuradha, é a amiga mais próxima e confidente de Radha. Ela também se manifestou em Gadadhara, conforme mostrando na peça Chaitanya-candrodaya.
(Gaura-ganoddesha-dipika 147-150)

Gadadhara-tattva

gadadhara panditadi prabhura nija-shakti
tan sabhara carane mora sahasra pranati

Gadadhara Pandita e os outros são as energias do Senhor. Presto milhares de reverências aos seus pés. (Chaitanya Charitamrita 1.1.41)

"Chaitanya Mahaprabhu se manifesta em seis características, ou seja, dois tipos de guru, os devotos do Senhor, o próprio Senhor, Sua encarnação, Sua expansão e Sua energia. De acordo com o princípio da unidade e diferença simultâneas, todos Eles são identificados como o próprio Chaitanya Mahaprabhu.”
(Anubhashya no Chaitanya Charitamrita 1.1.37-45)

Aquela que foi Radha nos passatempos de Krishna tornou-se Srila Gadadhara Pandita Goswami em Gaura-lila. Quando Gaura manifesta Sua identidade com Narayana, Suas shaktis são Suas esposas Lakshimipriya e Vishnupriya. Ao identificar-se com Krishna, Sua shakti é Srila Gadadhara Pandita Goswami.

païcatattvatmakam krishnam
bhakta-rupa-Svarupakam
bhaktavataram bhaktakhyam
namami bhaktashaktikam

Ofereço minhas reverências  a Krishna que se manifesta em cinco características, como um devoto, uma expansão de um devoto, uma encarnação de um devoto, um devoto puro e como energia devocional.
Todas essas cinco características se manifestaram na encarnação de Chaitanya Mahaprabhu, e na Sua associação, elas executam com alegria o canto congregacional dos Santos Nomes. Embora Ele apareça nessas cinco formas, não há nenhuma real diferença entre elas. As distinções surgem devido ao Seu desejo de apreciar diferentes sabores devocionais.

Sri Gauranga, Nityananda, Advaita, Gadadhara e Srivasa formam o Pancha Tattva e, espiritualmente, não há diferença entre Eles. A verdade suprema possui ilimitados passatempos diferentes a fim de apreciar os diferentes sabores da relação transcendental e, portanto, Ele se separa nestas cinco formas, na de devoto, na manifestação devocional, na encarnação devocional, na energia devocional e no devoto puro.

jaya jaya nityananda-gadadharera jivana
jaya jaya advaitadi bhaktera sharana
Todas as glórias, todas as glórias, a vida de Nityananda e Gadadhara!
Todas as glórias, todas as glórias, ao abrigo de todos os devotos, liderados por Advaita!

Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakura comenta “a vida de Gadadhara” da seguinte forma: “Srila Gadadhara Pandita Goswami é o chefe entre os devotos mais íntimos de Sri Chaitanya. Ele é o manancial de todo o shakti-tattva e está presente igualmente nas lilas de Mahaprabhu em Navadwipa e Nilachala. Sua residência na infância foi em Navadwipa; posteriormente, recebeu madhura-rasa na adoração à Radha e Govinda, tomam o abrigo de Gadadhara Pandita e são conhecidos como os devotos mais íntimos de Gauranga Mahaprabhu. Esses devotos não estão tão inclinados ao abrigo de Nityananda Prabhu e se engajam no serviço devocional puro no seu humor. Alguns dos devotos de Mahaprabhu, tais como Narahari, eram seguidores de Srila Gadadhara Pandita Goswami. Eles se refugiaram nele porque sabiam que era o associado mais querido e, portanto, digno do seu serviço. Devido a isso, alguns devotos chamam Chaitanya de ‘a vida de Nityananda’, enquanto outros o chamam de ‘a vida de Gadadhara.”
sannyas, foi viver em Jagannatha Puri, em um jardim ou tota à beira-mar. Os devotos puros que desejam entrar em

Primeiros anos de vida

Gadadhara Pandita nasceu no vilarejo de Beleti Gram no distrito de Chittagong na Bangladesh moderna em uma família de Varendra Brahmins em 1408 da era Shaka (1486 d.C.) em no dia de lua escura do mês de Vaishakh. Seu pai era Madhava Mishra e sua mãe Ratnavati Devi. Ele também tinha um irmão mais novo chamado Baninath. Ele pertencia a Kashyapa gotra. Viveu no vilarejo de Beleti até os doze anos e depois se mudou com a família para Navadwipa.
Srila Gadadhara Pandita Goswami permaneceu como brahmachari por toda a sua vida. Isvara Puripada ficou muito impressionado por sua indiferença em relação as prazeres mundanos e por seu afeto a ele, o instruiu no seu próprio trabalho, Krishna-lilamrita.
Enquanto Mahaprabhu se deliciava em seus passatempos como estudante, não havia nenhum estudante na cidade de Navadwipa que não tivesse medo de debater com ele. Mahaprabhu derrotava a posição de quem quer que fosse e depois demonstrava como essa mesma posição poderia ser defendida. Mukunda, Srivasa e outros que conheciam as alegrias do sentimento devocional tinham medo de se envolver nesses debates inúteis com Nimai Pandita e então, o evitavam. Certa vez, Nimai Pandita avistou Gadadhara e perguntou a ele a definição de liberação. Gadadhara respondeu de acordo com a escola Nyaya, dizendo que a liberação consiste na erradicação final de todas as misérias (atyantika duhkha-nivritti). Nimai procedeu para lhe mostrar como essa definição era inadequada. Os outros devotos ouvintes pensavam o quão maravilhoso seria se esse acadêmico tão brilhante se tornasse um devoto. (Chaitanya Bhagavat 1.10)
Após Mahaprabhu retornar de Gaya e começar a revelar as maravilhosas transformações do amor, todos os devotos ficaram espantados. Sriman Pandita foi o primeiro a ver os sintomas estáticos de Mahaprabhu e contou a todos, que ficaram muito felizes. Depois de Mahaprabhu decidir revelar sua verdadeira identidade para os devotos, Ele lhes disse para irem até a casa de Shuklambar Brahmachari. Gadadhara foi até a casa de Shuklambar, mas permaneceu discreto, porém, ao ver Mahaprabhu intoxicado pelo poder dos Santos Nomes e inundado por sattvikas, ele desmaiou. Então, Mahaprabhu lhe disse: “Gadadhara! Quanta boa fortuna você tem! Desde a sua infância, sua mente permaneceu fixa aos pés de lótus de Krishna. Enquanto isso, desperdicei minha vida em atividades inúteis. Embora eu obtivera o grande tesouro de um nascimento humano, pela minha infelicidade, eu não o usei." (Chaitanya Bhagavata 2.1)

Sempre que Mahaprabhu era inundado por Seus êxtases, Gadadhara o acalmava. Certo dia, enquanto Mahaprabhu chorava em separação, "Onde está Krishna? Onde está Krishna?", Gadadhara disse a ele: "O Senhor Krishna está escondido em Seu coração". Assim que ouviu isso, Mahaprabhu começou a arranhar o seu peito, mas por sorte, Gadadhara o impediu segurando Suas mãos e o acalmou, dizendo: “Krishna virá em breve, seja paciente.” Sachi ao notar o quão Gadadhara foi inteligente ao lidar com seu filho, pediu a ele que estivesse sempre ao Seu lado para protegê-lo. (Chaitanya Bhagavat 2.2.198-210)

Gadadhara recebe iniciação de Pundarika

Dada ocasião, Mahaprabhu chamou o nome de seu querido associado, Pundarika Vidyanidhi, dizendo: "Pundarika, meu pai!" e começou a chorar. Nenhum dos devotos presentes foi capaz de entender o que Mahaprabhu queria dizer. Ao ser questionado, Ele contou sobre Pundarika Vidyanidhi e explicou que em breve ele iria até Navadwipa Mayapur. Ao chegar, Pundarika desempenhou o papel de um grande desfrutador dos sentidos para dissimular a sua grandeza. Mukunda Datta era um antigo residente de Chittagong e conhecia Pundarika Vidyanidhi (anteriormente, Vrishabhanu, pai de Srimati Radharani). Um dia, ele disse a Srila Gadadhara Pandita Goswami que gostaria de apresentá-lo a um Vaishanava muito avançado e o levou até a casa de Pundarika. Mukunda apresentou um ao outro e Vidyanidhi começou a conversar alegremente com Gadadhara. No entanto, Gadadhara, que sempre foi indiferente aos prazeres sensuais desde muito jovem, começou a ter certas dúvidas sobre Pundarika Vidyanidhi ao notar os móveis caros ao seu redor, bem como lençóis luxuosos tão brancos quanto o leite, o aroma que perfumava o ambiente, o pan que ele mascava etc. Mukunda percebeu a desconfiança estampada no rosto de Gadadhara e decidiu lhe contar a real natureza devocional de Pundarika. Então, ele recitou um verso em glorificação a Krishna do Bhagavat:

aho bakiyam stana-kala-kutam
jighamsayapayayad apy asadhvi
lebhe gatim dhatry-ucitam tato’nyam
kam va dayalum sharanam prapadye

Que maravilhoso! A irmã de Bakasura, a malvada Putana, foi enviada em uma missão para matar Krishna. Ele bebeu o veneno kalakuta que havia sido misturado ao leite materno, e apesar de suas más intenções, atribuiu-lhe a posição de uma ama de leite (como Ambika Kilimba em Goloka). Quem é mais misericordioso do que Ele a quem eu poderia me abrigar? (SB 3.2.23)
Assim que Pundarika Vidyanidhi ouviu essa declaração, ele começou a chorar: “Ha Krishna!” e caiu no chão inconsciente. Sintomas de êxtase extraordinários começaram a aparecer no seu corpo. Srila Gadadhara Pandita Goswami ficou surpreso com a sua reação e começou a lamentar os pensamentos ofensivos que tinha tido minutos antes. Mais tarde, Mahaprabhu aconselhou Gadadhara de que a melhor forma de se livrar da ofensa seria receber iniciação de Pundarika Vidyanidhi, e então tornou-se seu discípulo.

O companheiro constante do Senhor
Srila Gadadhara Pandita Goswami era um companheiro constante de Mahaprabhu. Ele participou das atividades aquáticas de Mahaprabhu após a conversa de Jagai e Madhai, atuou na peça sobre Krishna lila na casa de Chandrasekhara, observou a grande epifania (maha-prakasha) em Srivasa Angan; Também estave presente durante a conversão de Kazi e quando Mahaprabhu recebeu sannyas; acompanhou Mahaprabhu até Puri e se juntou a ele na limpeza do templo Gundicha, banhou-se no Narendra Sarovara etc.
Na casa de Chandrasekhara, no primeiro ato da peça sobre os passatempos de Krishna em Vrindavana que Mahaprabhu encenou, Hari Das interpretou o papel do policial do vilarejo, Srivasa Pandita o de Narada Muni e Mahaprabhu o de Rukmini. No segundo ato, Gadadhara também vestido como uma mulher, ouviu de Mahaprabhu: “Gadadhara é parte da minha família de Vaikuntha." Depois, Mahaprabhu vestido como a energia primal, alegrou a todos na forma da mãe do universo; os devotos o glorificaram com hinos endereçados a Mãe Divina.

Kshetra-sannyas de Gadadhara


Srila Gadadhara Pandita Goswami foi viver em Puri como kshetra-sannyasi. Mahaprabhu lhe deu o serviço da deidade de Tota-Gopinatha e disse para viver no Yamesvara Tota, ou no jardim. Certa vez, quando Gadadhara ouviu que Nityananda havia chegado em Puri, ele lhe convidou para tomar a prasada de Tota-Gopinatha. Nityananda aceitou seu convite e trouxe um pouco de arroz da Bengala como uma oferta para Gopinatha. Gadadhara cozinhou o arroz juntamente com as folhas e legumes do jardim Yamesvara, e enquanto oferecia os alimentos para a deidade, Mahaprabhu também apareceu, o que lhe deu um grande prazer. Então, os três juntos alegremente tomaram a prasada.
(Chaitanya Bhagavat 3.10)

Quando Mahaprabhu quis ir até Vrindavana, Ramananda Raya e Sarvabhauma Bhattacharya usaram todos os meios à sua disposição para fazê-lo ficar em Puri. No terceiro mês de chaturmasya após sua partida de Navadwipa, todos os devotos bengalis foram para Puri com suas esposas para vê-lo. Após a limpeza do templo Gundicha e do Rathayatra, os devotos voltaram para casa. Quando estavam partindo, os devotos do vilarejo Kulina pediram a Mahaprabhu que descrevesse as características de um devoto. Então, Ele descreveu as diferenças entre um Vaishnava, um Vaishnava mais avançado e o mais avançado Vaishnava.
(Chaitanya Charitamrita 2.16.69-75)

Quando Mahaprabhu demonstrou uma maior determinação em ir até Vrindavana, os devotos finalmente lhe deram permissão para partir após o Vijaya-dashami. O rei Prataparudra ofereceu grande ajuda para tornar sua viagem mais tranquila. Ao atravessar o rio Citrotpala, Raya Ramananda, Mardaraja, Harichandana continuaram em sua companhia. Srila Gadadhara Pandita Goswami não conseguia tolerar a ideia de separação do Senhor e também quis permanecer com Ele, mas Mahaprabhu o lembrou do seu voto de permanecer em Jagannatha Puri e o proibiu de ir até Vraja. Gadadhara disse a ele: “Jagannath Puri é onde você estiver. Os meus votos de permanecer em Puri podem ir para o inferno." Novamente, Mahaprabhu lhe disse para não abandonar o seu serviço a Gopinatha. Gadadhara respondeu: “Ver os seus pés de lótus vale um milhão de serviços a Gopinatha.”
Quando Mahaprabhu disse: "Se você abandonar seus deveres com Gopinatha, estará cometendo um erro.”, Gadadhara respondeu que ele estava pronto para assumir a responsabilidade, mas que não incomodaria Mahaprabhu seguindo-o, ele poderia ir sozinho para a Bengala ver Sachi Mata. Fora os associados íntimos de Mahaprabhu, ninguém mais é capaz de compreender a extensão da devoção de Gadadhara Prabhu a Gauranga. O amor no caminho da devoção espontânea não é fácil de compreender. Gadadhara estava pronto para abandonar seus votos, seu serviço, tudo por causa de Mahaprabhu.
Ao chegarem em Cuttack, Mahaprabhu chamou Gadadhara e disse: “Sua decisão de quebrar seus devotos e deixar o seu serviço se tornou uma realidade. Se você vier comigo, isso o deixará muito feliz. Mas você deseja a sua própria felicidade ou a minha? Você me deixará infeliz se quebrar os seus votos de permanecer em Puri e de servir Gopinatha. Se você deseja a minha felicidade, retorne para Puri e retome seus votos. Isso é tudo o que tenho a dizer."
Ao ouvir as palavras de Mahaprabhu, Gadadhara caiu no chão inconsciente. Sarvabhauma Bhattacharya o confortou em relação a ordem de Mahaprabhu e o acompanhou até Puri.

Gadai-Gauranga

Devido à sua amável simplicidade, a esposa de Krishna, Rukmini, nem sempre conseguia compreender o Seu gracejo ao falar e ficava assustada. Assim como ela, Gadadhara nem sempre compreendia os gracejos ou a indiferença fingida de Mahaprabhu, o que o deixava perturbado. A natureza de Srila Gadadhara Pandita Goswami era simples e afetuosa. Em certa ocasião, Vallabha Bhatta foi visitar Mahaprabhu e os dois começaram uma conversa jocosa. Mahaprabhu ao notar que Vallabha Bhatta estava orgulhoso de sua erudição, distanciou-se dele e começou a encontrar defeitos em tudo o que ele dizia.

Vallabha respondeu a indiferença de Mahaprabhu começando a visitar Gadadhara e demonstrando um apego a ele. Mahaprabhu não gostava da relação de Gadadhara com Vallabha e também começou a demonstrar uma certa frieza em direção a ele. Esse comportamento fez com que Gadadhara sentisse medo de que Mahaprabhu poderia excluí-lo e caiu os Seus pés e começou a chorar. Mahaprabhu riu e abraçou Gadadhara, dizendo:

"Eu quero agitá-lo, mas você não fica agitado. Não disse nada com raiva, suportou tudo pacientemente. Sua mente não foi perturbada pelos meus truques. Por manter-se fixo em sua natureza simples, você me arrebatou.” Ninguém é capaz de descrever o caráter do amor estático de Gadadhara. Assim, Mahaprabhu recebeu o nome de Gadadhara-prananatha, “A vida e alma de Gadadhara”. Ninguém poderia descrever a misericórdia do Senhor em relação a Gadadhara; as pessoas cantam seus nomes juntos: Gadai-Gauranga.
(Chaitanya Charitamrita 3.7.157-160)

Após o desaparecimento de Mahaprabhu, Srila Gadadhara Pandita Goswami permaneceu neste mundo por onze meses. No Bhakti-ratnakara, Narahari Chakravarti descreve o terrível sofrimento de Gadadhara devido a separação de Mahaprabhu. Ele permaneceu vivo apenas para ver Srinivas Acharya.
Ao repetir o nome de Gaurasundara com os olhos fechados, seus suspiros eram quentes como chamas. Somente o Senhor sabe como Gadadhara Pandita sofreu com a ausência de Gauranga. Seu corpo imóvel permaneceu vivo apenas para que ele pudesse conceder sua misericórdia sobre Srinivas Acharya.
(Bhakti-ratnakara 3.142-4)

Srila Gadadhara Pandit Goswami desapareceu em Puri em um dia de lua escura de Jyestha em 1456 da era Shaka (1535 d.C.).

Tradução: Madhukari Radhika devi dasi
Fonte: BVML

Nenhum comentário:

Postar um comentário